didatica
Relatório sobre a estrutura do Sistema de Ensino no Brasil
A estrutura do Sistema de Ensino do Brasil
O Sistema de ensino do Brasil inicia se em 1930 com a criação da Constituição e do Ministério da Saúde e Educação. Outro fato de muita importância foi à conquista do direito a educação, proclamada na constituição de 1934 que também uniu o ensino fundamental ao ginasial, o que passou a ser chamado de Primário, e além de ser um direito cursar o primário passou a ser uma obrigação. O dever de obrigar as crianças a frequentarem a escola passou a ser dos pais, mesmo com as inspetorias ainda existindo e foi criado o ensino médio profissionalizante centrado na educação comercial, industrial e agrícola.
Com a presença de várias multinacionais no país e pela Mão de obra ser limitada, em 1937 os operários começaram a exigir o acesso ao ensino superior, e as indústrias e sindicatos passaram a ter a obrigação de criar escolas de aprendizagem para os filhos de seus funcionários, além disso, houve a introdução da educação política e moral nos currículos obrigatoriamente.
Em 1946 com o fim da segunda guerra e com o novo momento em que o país se encontrava política e economicamente, houve a necessidade de novas leis educacionais. Foi adotada uma nova constituição, agora mais democrática e liberal que determinou a obrigatoriedade do ensino primário e que coubesse a união cuidar das diretrizes e bases da educação. Logo depois foi instalado o ensino supletivo que levava a educação e alfabetização dos maiores de quinze anos em menor tempo.
Na tentativa de combater o analfabetismo na década de 60 iniciou-se uma serie de campanhas como: o Movimento de educação de base, e O programa nacional de alfabetização, esforço esse que reduziu o índice de analfabetismo de 70% para 24%.
Mas o grande avanço na educação ocorreu em 1961 quando pela