didatica
Disciplina: DID0001 – Didática
Professora: Jurema Iara Reis Belli
Estudante
Suelen Sara Corrêa
Papel do professor
Avaliação
Metodologia
Diretrizes Curriculares Nacionais
A preparação de professores, pela qual o Ensino Superior mantém articulação básica, foi insistente e reiteradamente apontada como a maior dificuldade para a implantação destas DCNEM. Maior mesmo que os condicionantes financeiros. Uma unanimidade de tal ordem possui peso tão expressivo que dispensa maiores comentários. O professor deve estimular o desenvolvimento de capacidades de pesquisas, buscar informações, analisá-las e selecioná-las, a capacidade de aprender criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.
No ambiente educacional, a avaliação pode ser vista através de 3 (três) dimensões: avaliação de aprendizagem, avaliação institucional interna e externa e avaliação de redes de Educação Básica. A avaliação da aprendizagem nos sistemas de ensino, norteada pelo artigo 24 do texto LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que se refere ao terceiro ciclo da Educação Básica, deve acontecer de forma a favorecer o caráter formativo em relação ao quantitativo e ao classificatório. Ainda, é preciso adotar uma estratégia de progresso individual e contínuo que favoreça o crescimento do aluno.
Cabe ao professor mostrar que a Matemática do Ensino Médio apresenta o conhecimento de novas informações e instrumentos necessarios para que seja possível a ele continuar aprendendo.Saber aprender é a condição básica pra prosseguir aperfeiçoando-se ao longo da vida.Sem dúvida, cabe a todas as áreas do Ensino Médio auxiliar no desenvolvimento da autonomia e da capacidade de pesquisa, para que cada aluno possa confiar em seu próprio conhecimento.
Embora seja comum,quando nos referimos às tecnologias ligadas a Matemática,tomamos por base a informática e o uso de calculadoras,estes instrumentos,não obstante sua importância, de maneira alguma