Didatica
Pedro Demo é defensor da educação construtivista, ele relata que não existe educação nenhuma em assistir as aulas sem mérito para a transmissão do conhecimento, tomar notas e ser avaliado no final do bimestre a isso ele chama de instrução e de transmissão do conhecimento.
Pedro Demo é defensor da educação reconstrutiva ele sustenta que o nível educacional se atinge quando aparece um sujeito capaz de propor e questionar para despertar curiosidade na criança segundo ele tem que ter incentivo, a aula tem que ter um papel coadjuvante é indispensável a orientação e o acompanhamento do professor. No futuro vai ser difícil fazer qualquer proposta educacional que não seja em parte virtual, o grande desafio será inserir pesquisa e elaborar um espaço de aprendizagem virtual, é importante um espaço virtual para que haja curiosidade nos alunos de aprender de conhecer o mundo virtual, pois a tecnologia hoje faz parte de nossa vida.
O professor é absolutamente necessário para o processo reconstrutivo, como orientador e avaliador do aluno, o que estamos acostumados no dia a dia e a proposta institucionalista baseada no ensino na instrução no treinamento, para ele isso não é educação. Colocar a criança para ficar treinando e copiando para ele não é educação, sobretudo meramente a aula expositiva em que as crianças são obrigadas a assistir, tomar notas e fazer provas para ele isso também não é educação. Agora se a criança é levada a buscar seu material a fazer sua elaboração a se expressar argumentando a buscar fundamentar o que diz a fazer uma critica ao que vê e lê, ai ela vai amanhecendo como sujeito capaz de ter uma proposta própria.
Piaget acredita que a criança é como um grande pesquisador: é curiosa, quer ver as coisas, quebra os brinquedos para ver o que tem dentro. Segundo o autor, a escola é que não esta sabendo, abafa essa vontade de saber o que a