didatica
A proposta de História, para o ensino fundamental, foi concebida para proporcionar reflexões e debates sobre a importância dessa área curricular na formação dos estudantes, como referências aos educadores, na busca de práticas que estimulem e incentivem o desejo pelo conhecimento.
É no período do ensino Fundamental que a criança passa a identificar e compreender fatos relacionados à sua realidade.
É nesse período que a história passa a ser tão significante, afinal ela irá ajudar os alunos a questionar sua realidade, a valorizar culturas e patrimônios respeitando assim qualquer modo de vida.
A mesma identifica relações entre grupos de convívio e dar respostas à perguntas que envolve o passado e o presente.
Ainda neste período o aluno irá conhecer sua própria história, como era com seus familiares, sua cultura, a economia antes e como está nos dias atuais, se continua igual ou ocorreram mudanças, pois pesquisando com seus pais também com pessoas da localidade.
O afastamento da criança de sua realidade deve ser gradual. Identificar personalidades e fatos de épocas distantes exige um processo especial de descentralização do conhecimento histórico.
Ensino de História
Objetivos Gerais da História para o Ensino Fundamental
O estudo da História possibilitará que os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente comparando-a e relacionando-a com outras realidades históricas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para reflexão sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças e/ou continuidades.
Objetivos:
Resgatar sua história e a de sua família, tendo consciência que é também agente ativo no meio em que vive;
Relacionar aspectos particulares e gerais no estudo da formação histórica e espacial brasileira;
Reconhecer semelhanças e diferenças, mudanças e permanências entre os mais variados contextos;
Compreender o processo de colonização do Brasil e suas