Didatica
São as relações humanas que formam a essência do objeto de conhecimento, pois este só existe a partir de seu uso social. Assim, foi através de um intenso processo de interação com o meio social, através da mediação que se estabilizou a apropriação dos objetos culturais.
No início, através da comunicação, a maneira de dizer, como foi feita e o comportamento da professora afetaram profundamente as relações com os alunos, influenciando diretamente o processo de ensino-aprendizagem. Para uma maior motivação aos alunos, a professora os elogiou e comentou em suas capacidades de aprender. Observou-se que muitos alunos se sentiram mais seguros.
Verificou-se que é importante estabelecer com o aluno uma relação de igual para igual como condição de respeito, de humildade e de compreender as dificuldades que ele tem para superar seus limites de assimilação no aprender e no agir. Quando o professor e aluno se aproximam é para que o aluno possa cria-se um vinculo onde o aluno passa a ter maior confiança em si, no outro e no professor.
Nessas relações sociais que se estabeleceram na escola, cabe ao professor um papel importante, o de acreditar no potencial de seus alunos. Se o professor que tem um comportamento contrário poderá promover em seu aluno, baixa expectativa, o que poderá podendo influenciar negativamente seu autoconceito e auto estima.
Para isso, cabe ao professor e ao aluno considerarem-se como sujeitos dotados de emoções, sentimentos e necessidades. Devem sentir prazer no que fazem pelo respeito, pela afetividade e pela troca de saberes que estabelecem. Neste processo, não há quem somente ensina e quem somente aprende. Por se tratar de relações, professor e aluno, trocam saberes; juntos, ora aprendem, ora ensinam.
A sala de aula é um espaço onde professores e alunos