Didatica
1 Por que a educação é um fenômeno e um processo social?
O que faz nos seres humanos é o contato com outro ser humano essa pratica cultural é um fenômeno e necessária para nossa existência, portanto a educação é uma pratica social pois, transmite como a sociedade pensa e age tornando o homem apto a viver em sociedade .
2 Explicar as relações entre a definição de educação em sentido mais amplo e em sentido estrito.
No sentido amplo a educação é responsável pala formação do individuo pelo simples fato de sua existência é um fenômeno cultural ocorrendo em uma grande variedade institucional exemplo: família, religião .
No sentido estrito é quando a educação ocorre em instituições com objetivos específicos exemplos: Escola, instituições religiosas, esportivas etc.
3 Podemos falar que nas associações civis, nas associações de bairro, nos movimentos sociais etc., ocorre uma ação educativa.
Todo processo de aquisição de conhecimento sendo ele intencional ou não através de trocas de experiências , idéias, valores e praticas ocorre uma ação educativa fortalecendo a idéia que a educação é um fenômeno e um processo social.
4 O que significa afirmar que o ensino tem um caráter pedagógico?
A pedagógica é uma ciência de educação para a educação ela pesquisa, forma e informa como a educação é uma pratica social a pedagogia cria condições para organizar esse processo indicando que tipo de homem devera ser formado nessa sociedade. O conjunto desses estudos permite a compreensão global do fenômeno educativo afirmando assim que o ensino tem um caráter pedagógico.
5 Dar uma definição de educação com suas palavras.
Educação é o ato de preservar o meio onde o homem vive transferindo conhecimento, costumes, pratica ou seja cultural tudo que o homem fez e faz para sua sobrevivência no nosso planeta.
““6 Explicar afirmação:” Não há fato da vida social que possa ser explicado por si mesmo.”
Todos os fatos da vida social