Didatica
Identificar o objeto do Texto
O texto inicia-se com um poema “As pedrinhas” de Melo Neto, e em seguida a autora lança várias perguntas e questiona se as perguntas feitas podem ser consideradas como um processo de aprendizagem. Assim ela passa a dizer que pode afirmar que houve uma comunicação e diz que o diálogo e a resposta constroem um esforço para transmitir conhecimentos e habilidades a quem deles não disponha, afirmando assim que pode se ensinar através de diálogo.
A autora descreve neste primeiro capítulo, questionamentos normais do cotidiano da vida de uma pessoa, perguntas que fizemos e procuramos respostas simples, sobre como abrir um programa de computador, o nome de uma flor, uma receita que sabe, o autor afirma que existe através de um simples gesto um processo de ensino e um aprendizado, a oferta foi provocada, o questionamento, a pergunta lançada, e a resposta constitui um esforço do interlocutor em transmitir conhecimentos e habilidades.
Relacionar as ideias e argumentos apresentados pelo autor
Situar o conhecimento cientifico
Emitir opinião sobre o texto
INTRODUÇÃO
Iniciei o trabalho, fazendo uma reflexão sobre o texto poético de João Cabral de Melo Neto, do livro de Amélia Domingues de Castro, capítulo 01 com o título: O ensino: Objeto da Didática, sub-título: “A educação pela pedra”:
O autor escreve:
“para aprender da pedra, freqüentá-la; captar sua voz in, impessoal. A lição de moral, sua resistência fria ao que flui e a fluir, a ser maleada; a de poética, sua carnadura concreta; a de economia, seu adensar-se compacta; lições da pedra (de fora para dentro, cartilha muda), para quem soletrá-la.”
“Outra educação pela pedra: no Sertão (de dentro para fora, e pré-didática). No Sertão a pedra não sabe lecionar, e se lecionasse, não ensinaria nada; lá não se aprende a pedra: lá a pedra, uma pedra de nascença, entranha a alma.”
A poesia de João Cabral, fala nitidamente do sistema de ensino e não especificamente