DIDATICA
PLANO DE ESTUDOS ORIENTADOS-2010
DISCIPLINA:química
PROFESSOR:Alex APROVEITAMENTO: ______
SÉRIE:2ºano
VALOR DO TRABALHO:40 PONTOS PROVA:60 PONTOS
NOME:_________________________________________
OBJETIVOS:
*compreender o que são ácidos e bases de Arrhenius e como ocorre a ionização e a dissociação de uma base , respectivamente, dessas substancias;
*compreender que sais são produtos da neutralização entre um ácido e uma base.
*identificar soluções eletrolíticas e não-eletroliticas, assim como explicar o comportamento dessas soluções em relação à passagem ou não de corrente elétrica.
*reconhecer dos óxidos para os deres vivos, haja vista que alguns deles possibilitaram, inclusive, o desenvolvimento da vida no planeta.
*associar os óxidos e a poluição atmosférica, representando por meio de equações, as transformações químicas, por exemplo, ligadas ao fenômeno da chuva ácida e avaliar as conseqüências ambientais de tal fenômeno.
*reconhecer os alimentos mais saudáveis e sua fonte calórica.
CONTEUDOS:
*ácidos, bases, sais e óxidos.
*reações químicas
*soluções eletrolíticas e não eletrolíticas
*poder calórico dos alimentos
*osmose
BIBLIOGRAFIA:
Francisco Miragaia Peruzo
Eduardo Leite Canto
Química na abordagem do cotidiano 2° ano.vol.único
1 - História da Psiquiatria
Na antiguidade os distúrbios mentais – especialmente quando a conduta se apresentava agressiva “insensata”, era atribuída a forças externas: maus espíritos, almas perdidas, deuses, magos, demônios e eram tratados com práticas mágicas e religiosas.
A loucura era aceita como uma imposição divina, uma interferência dos deuses. Desta forma o tratamento não poderia ser aplicado de maneira diferente. Este tinha como objetivo controlar, apaziguar ou expulsar essas formas “demoníacas”.
Na Grécia Antiga procurou-se em causas somáticas a origem dos distúrbios mentais. Neste