Didatica
*RESPOSTAS IDENTICAS AO DO CADERNO DE ATIVIDADE S NÃO SERÃO VALORIZADAS.
Nome do aluno(a):_mariele da silva prates_____RA:__314194__________
3º PERÍODO PEDAGOGIA – PÓLO MONTES CLAROS-MG – UNIDERP INTERATIVA. 1. Qual é sua definição de didática? O que entende quando houve alguém comentar que tal professor tem didática? A didática constitui um receituário do bom professor? Escreva um pequeno texto sobre como você se sente a respeito dessas questões. Sinta-se livre para incluir suas experiências como aluno ou professor. Compartilhe suas observações com outros colegas.
RESPOSTA: Didática é a forma como o professor conduz a sua aula, na interação entre professor e o aluno; ou ainda uma relexão sobre o processo de ensino-aprendizagem, ou sobre os resultados deste processo. Sim, o bom professor tem sua própria didática, sua própria metodologia de desenvolver e trabalhar os conteúdos, modificando e adequando a realidade de cada aluno. Mesmo encontrando dificuldade para observar individualmente cada aluno devido ao excesso de alunos nas salas das escolas públicas. 2. Leia o texto complementar “Construtivismo, um fenômeno deste século” (pag. 53 a 54 do livro texto) e em seguida responda: Como o construtivismo contrapõe as teorias inatistas e empiristas?
RESPOSTA: O inatismo explica os conhecimentos através de sua existência já pré-formada na mente humana, como lembrança de outras encarnações. Toda a compreensão da realidade já estaria inscrita no ser humano ao nascer. Ao inatismo se vinculam as ideias de desenvolvimento e de maturação. O empirismo, ao contrário, é caracterizado por Aristóteles como tendo na experiência a modalidade e o veículo de toda a aquisição de conhecimentos. É dele a afirmação de que “nada está na inteligência que não tenha passadi pelos sentidos.” Nem no inatismo nem no empirismo há lugar para o papel da ação do sujeito no conhecimento do mundo. Já o construtivismo inaugura a