Didatica e pratica
Poucas pessoas estudam o modo de vida de um docente.
De acordo com o autor inglês IVOR GOODSON, para o autor é necessário fazer uma pesquisa para examinar a dimensão pessoal. Assim fazendo a pesquisa, a saber, sobre a escolha de vida e profissão.
De acordo com MICHEL HUBERMAN, ele identifica algumas tendências no desenvolvimento das carreiras profissionais docentes, que se apresenta como processo que se organizam em etapas mais ou menos regulares e não mediantes aos acontecimentos dispersos ao acordo. Então o autor identifica varias fazes mais ou menos gerais na carreira de um docente como, por exemplo: fase inicial, estabilidade profissional, diversificação, questionamento, serenidade. A entrada na carreira ela pode se da pelo entusiasmo e também pelo primeiro impacto um choque de realidade.
Estabilidade na profissão onde quanto mais o tempo passa ,mais o profissional fica experiente.
Diversificação é onde o profissional depois de muito tempo resolve fazer mudanças na sua própria didática e corre atrás de inovação.
O questionamento coincide no meio da carreira é vivido como uma sensação de rotina que costuma a gerar uma sensação de conflito entre crise pessoal e profissional.
A serenidade ela expressa uma atitude mais tolerante do profissional diante das dificuldades e dos problemas enfrentados. Junto com isso ocorrem duas fases seguintes o conservadorismo e lamentação onde o profissional se apega com exagero e com rotinas onde ele acaba achando que a sua trajetória esta insatisfatória, sendo que ocorre o desinvestimento resulta no final da carreira em que o profissional ele apresenta varias reações positivas em sua trajetória .
Então segundo HUBERMAN é preciso levar em conta que a recordação do passado resulta de uma tentativa de por em ordem em acontecimento que não foram vividos de acordos como acaba sendo contado.
Os relatos autobiográficos servem tanto para construção da historia da profissão docente essa identificação com