Metassedimentos
O presente artigo tem como objetivo referenciar os fatores psicofisiológicos em relação NR17, Ergonomia (117.000-7), item 17.3.2 caput letra a, b, c. Alertando problemas posturais x mobiliários, visando assim um planejamento adequado, a fim que possa ter um conjunto harmonioso entre mobiliário, ambiente e usuário proporcionando conforto, evitando problemas de saúde e futuras postulações judiciais.
1. Introdução
Questões relacionadas a influência do ambiente de trabalho sobre a saúde dos trabalhadores, cada dia mais vem merecendo atenção de pesquisadores do mundo todo. Dentre as diversas atividades de trabalho executadas pelo homem nos diversos ambientes, o trabalho de processamento de dados vem merecendo destaque, especialmente a digitação, a qual é realizada pelo indivíduo que atua diretamente com a entrada de dados ou informação nos equipamentos de processamento eletrônico. O trabalho de digitação pode ser considerado simples do ponto de vista intelectual, repetitivo após a aprendizagem, passando a ser automatizado, muitas vezes levando o indivíduo que o desenvolve, ao desinteresse e falta de estímulos para sua realização. É preciso ressaltar que, por menor que seja, sempre há utilização de carga mental para que o trabalho seja executado com qualidade. Qualidade esta, que pode ser comprometida se o ambiente não for adequado podendo causar problemas visuais, posturais e musculares.
[MACIEL 1985]
Enfocando os problemas posturais, esses podem ser ocasionados pelo emprego de inadequada postura quando do desenvolvimento da tarefa ou devido a inadequação do mobiliário utilizado.