didatica infantil
Unidade 1 – A infância historicamente e os principais pensadores
Olá Pessoal.
Estamos aqui para mais um espaço de aprendizagem. Esperamos, enquanto equipe, que vocês estejam gostando desse novo formato das aulas. Afinal, o que não é possível falar em nossas aulas, temos falado aqui, na web aula.
Antes de iniciar a leitura, sugerimos o link abaixo para você buscar mais informações sobre a Educação Infantil:
http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/
Tudo tem uma origem, uma história. A violência contra a criança possui também a sua história. Quando pesquisamos sobre a História da Infância e da Família, livro escrito por Ariès (1975), a sociedade medieval não considerava a infância em suas peculiaridades, tratava a criança como adulto em miniatura.
Para fundamentar seus estudos, Ariès realiza uma pesquisa em documentos, imagens, álbuns de famílias. Rizzo(2010), afirma que a criança era vista como fruto do pecado, logo que nascia deveria ser batizada para expulsar o mau que nascera com ela. Para se tornar boa para a sociedade, a criança deveria ser castigada e punida. Vem daí os termos “pestinha”, “endiabrado”. Freitas (2009), faz um apanhado sobre a Historia Social da Infância no Brasil, um dos autores mostra que a roda dos rejeitados (aquela instituição que acolhia a criança abandonada pelos pais), perdurou no Brasil até 1950! É muito recente.
A prática da disciplina pelo castigo físico ainda prevalece como paradigma em muitas famílias.
Reflita:
Essa introdução histórica é somente para deixar aqui um pouco do que será nossa discussão na primeira aula. Será que hoje nós temos tratado a criança como adulto, exigindo delas atitudes e responsabilidades que não são própria da infância?
Organizando um espaço educativo na Educação Infantil
Toda criança chega à instituição de ensino formal constituído de conhecimentos adquiridos em seu contexto social, este contexto envolve as relações familiares, grupos sociais de apoio, cultura regional, de