Educação e didatica na educação infantil
01841500
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
HISTÓRIAS DE VIDA:
Um Olhar a Partir de Cândido Portinari
02413000
Riqueza, SC
2014
SIMONE MENEGAZZO
HISTÓRIAS DE VIDA:
Um Olhar a Partir de Cândido Portinari
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Organização e Didática na Educação Infantil; Arte, Educação e Música; Ludicidade e Educação; Prática Pedagógica Interdisciplinar –Infância e sua Linguagem; Seminário Interdisciplinar IV.
Professores: Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava, Mrlizete Steinle; Rosely Montagnini; Cyntia Simioni.
Riqueza, SC
2014
INTRODUÇÃO
O movimento, ou manifesto modernista, foi uma renovação literária, musical e artística, que se originou com a Semana da Arte Moderna, realizada em São Paulo.
Segundo ÁVILA (2002 apud ANDRADE, 1971, p. 242): “Foi uma ruptura, foi um abandono de princípios e de técnicas consequentes, foi uma revolta contra o que era a inteligência nacional”. Um período de muitas mudanças que escritores e artistas se propunham a uma nova proposta artística, dando um novo significado à arte, com finalidade de atender os anseios do público da época, romper com todas as tradições do passado.
Assim como nas demais formas de expressão como escultura e literatura, o período que se dá a preparação para a semana de arte moderna, que compreende o movimento modernista, é marcado por uma sequência de revoltas (e muitas armadas e sangrentas) que mobilizavam o país na busca de descentralizar a distribuição dos investimentos públicos, até então monopolizados entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por decorrência da república denominada “Café com Leite” (haja visto a associação entre São Paulo e Minas para a detecção do poder público-político nacional).
Esta ideologia de que o mundo se vestirá de novo e as mudanças que o novo século (XX) prometia trazer, afoitaram rebeldes em várias regiões do país com movimentos de