Dicionário histórico
Oligarquia - Forma de governo em que o poder está nas mãos de um pequeno número de indivíduos ou de uma família poderosa. Governo em que um pequeno grupo comanda a política e que se volta para os próprios interesses, sem levar em conta a maioria populacional.
Clientelismo - O Clientelismo político, ou seja, a troca de favores entre candidatos e eleitores, perdura ao longo da história do país, modificando-se de acordo com a conjuntura histórica, mas sem perder o seu objetivo primordial: manter o poder político nas mãos das elites sociais.
Coronelismo - O termo designa os hábitos políticos e sociais de chefes locais denominados coronéis, que exerciam domínio absoluto sobre os agregados que viviam em suas terras ou delas dependiam para sobreviver.
Política dos Governadores - Criada por Campos Sales, baseava-se no seguinte: o presidente apoiava os governadores estaduais e seus aliados e em troca eles garantiam a eleição para o congresso dos candidatos oficiais. Isso garantia a continuidade das grandes famílias (ricas e poderosas) no poder. Era uma troca entre os governantes estaduais e o Governo Federal.
Voto de Cabresto - Forma de controle político sobre o eleitor por meio da coação e do abuso de autoridade, para que vote em determinado candidato. Com isso, se mantém o controle do poder político, dos cargos e das verbas públicas. Foi um dos principais instrumentos dos coronéis durante as décadas iniciais da República, quando então o voto era em aberto.
Encilhamento - A política econômica de Rui Barbosa teve conseqüências desastrosas para o futuro do país, houve um extraordinário aumento inflacionário que alçou os preços às alturas, provocando uma crise muito séria. Este momento crucial para a economia do país ficou conhecido como encilhamento – termo utilizado no esporte com o objetivo de designar os preparativos para a entrada dos cavalos na pista de corrida – e durou de 1889 a 1892.
Funding Loan - Campos Sales assumiu a presidência em