Dicionário de Filosofia- Voltaire
DICIONÁRIO FILOSÓFICO
Voltaire
APRESENTAÇÃO
Nélson Jahr Garcia
Voltaire (1694-1778) foi um dos maiores pensadores de seu tempo. Seu estilo, inconfundível, está presente em todos os seus romances, peças teatrais, trabalhos sobre filosofia e ciências. O traço mais marcante de seus textos é a agressividade inteligente, manifesta através de críticas ácidas e de uma ironia grave, geralmente beirando o sarcasmo.
É o patrono deste site, cujo lema é "Ridendo Castigat Mores" (com o riso se castigam os costumes).
Voltaire, com humor, castigou reis, nobres, ministros, religiões, teorias científicas e filosóficas. Nesse aspecto "Dicionário filosófico" é, talvez, o trabalho mais significativo. Não perdoou autoridades, costumes, crenças ou teorias; é difícil lembrar alguma que não tenha sido alvo de sua verve.
Suas críticas procuram demonstrar as contradições embutidas nas concepções que ataca. Às vezes o faz de forma leve e sutil, como neste argumento, em que ridiculariza a certeza humana:
Se perguntásseis a todos os homens antes de Copérnico:- O sol levantou-se hoje? O sol se pôs?
- Temos absoluta certeza - responder-vos-iam à uma
Tinham certeza, e no entanto estavam errados.
Em outros momentos, investe com mais severidade:
Pretendiam alguns escritores europeus que nunca haviam estado na China que o governo de Pequim era ateu. Wolf elogiara Pequim. Logo, Wolf era ateu. Melhores silogismos nunca souberam forjar a inveja e o ódio
file:///C|/site/livros_gratis/dicionario_filosofico.htm (1 of 185) [19/06/2001 11:46:56]
Dicionário Filosófico.
Não raro recorre à hostilização aberta:
As inimitáveis tragédias de Racine foram todas criticadas, e pessimamente: porque as criticaram rivais. Certo, os artistas são juizes de arte competentes, porém quase sempre lhes falta integridade.
Chega a apelar para a pilhéria:
Assistia eu certa vez à representação de uma tragédia em companhia de um filósofo.
- Como é belo! - dizia