Dicionario
Anemia: É uma doença em que a capacidade do sangue em transportar oxigênio para os tecidos está reduzida, seja pela redução de eritrócitos seja pela redução de hemoglobina.
Anabolismo: Anabolismo: processos metabólicos que implicam na construção de moléculas a partir de outras.
Artérias: São vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo.
Apatia: É a falta de emoção, motivação ou entusiasmo. É um termo psicológico para um estado de indiferença, no qual um indivíduo não responde aos estímulos da vida emocional, social ou física.
ADP: Adenosina difosfato ou ADP, um composto químico, é um nucleotideo, isto é, um composto químico formado por um nucleósido e dois radicais fosfato.
ATP: Trifosfato de adenosina, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas
Acelular: É um ser que não tem célula.
Adesão: É a propriedade da matéria pela qual se unem duas superfícies de substâncias iguais ou diferentes quando entram em contato, e se mantém juntas por forças intermoleculares.
Ácido Pirúvico: É um composto orgânico contendo três átomos de carbono, originado ao fim da glicólise.
Acetil Coenzima: É um composto intermediário chave no metabolismo celular, constituido de um grupo acetilo, de dois carbonos, unidos de maneira covalente a coenzima A
Abiogênese: ( a = prefixo de negação , bio= vida Genesis= origem) Origem da vida a partir da matéria bruta.
Anagênese: (Ana= para cima, Genesis= origem) compreende processos pelos quais um caráter surge ou se modifica numa população ao longo do tempo, sendo responsável pela ‘’novidades evolutivas’’.
Afluentes:É o nome dado aos rios e cursos de água menores que deságuam em rios principais.
Abiotico: Significa: Sem Vida
Ambiente: É o conjunto de substancias, circunstancias ou condições em que existe determinada ação. Inclui tudo o que afeta diretamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou d euma espécie.