dicionario Laban
(RENGEL, Lenira Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003)
Ação: ação e/ou ação corporal é uma seqüência de movimentos onde uma atitude interna do agente resulta num esforço definido, o qual, por sua vez, imprime uma qualidade ao movimento. Laban ressalta que atitude, esforço e movimento dão-se simultaneamente e que o termo corporal engloba os aspectos intelectuais, espirituais, emocionais e físicos, ou seja, o corpo é uma totalidade complexa. A ação corporal caracteriza-se sempre por ser a projeção externa de um impulso inerente para o movimento, seja ele funcional ou expressivo. Há infinitas ações: correr, torcer, pular, engatinhar, saltitar. Enfim, todas as ações que os agentes fazem, sempre com a idéia de Laban de que a ação não é só física ou mecânica.
Ação básica do esforço: é a ação na qual fica evidente uma atitude do agente perante os fatores do movimento espaço, peso e tempo. A produção desta ação se dá na coordenação dentre as possíveis combinações e integração harmoniosa das qualidades de esforço que são imprimidas aos movimentos. O fator fluência não é condicionante para a ação básica, pois qualquer que seja a qualidade da fluência, a ação acontece. Outras denominações para ação básica de esforço são: ação elementar; ação primária; ação de esforço completo; dinâmica de movimento e ação corporal completa.
Caminho espacial: é produzido pela locomoção. Geralmente, caminho é empregado para trajetórias traçadas no chão. Os caminhos espaciais podem ser retilíneos e/ou angulares e/ou curvos e/ou sinuosos.
Centro de gravidade: na postura ereta do agente, está situado na zona pélvica (região do quadril).
Cinesfera: é a esfera dentro da qual acontece o movimento. Também é denominada de Kinesfera. É a esfera de espaço em volta do corpo do agente na qual e com a qual ele se move. O centro da cinesfera é o centro do corpo o agente. Cinesfera é a esfera pessoal de movimento, determina o limite natural do espaço pessoal.