DICION RIO DE TERMOS FORENSES

7219 palavras 29 páginas
DICIONÁRIO DE TERMOS FORENSES Ao acompanhar seu processo as vezes ficas em dúvida quanto ao significado e as implicações de uma decisão do Magistrado publicada nas notas de expediente?
Pensando nisto, estamos disponibilizando em nosso sitio web um Dicionário de Termos Forenses com as expressões mais comumente utilizadas pelos cartórios quando fazem publicar uma decisão judicial.

Acórdão: decisão de um colegiado composto por vários magistrados (as) que julga recurso apresentado. Acórdão lavrado: a decisão do colegiado de magistrados (as) foi escrita e será publicada no Diário Oficial da Justiça. Adjudicar – adjudicação: adjudicar é tomar algo para si. Exemplo: O credor adjudicou o bem do executado, ou seja, o credor ficou com o bem do devedor. Agravante: parte que entra com o recurso de agravo Agravo – Agravo de instrumento: recurso contra decisão do Juiz (a) que concedeu ou não pedido de parte ao longo do processo. Este recurso é julgado por Tribunal. Agravo regimental: modalidade de agravo interposto dentro dos tribunais. Aguarda – aguardando: processo espera que alguém faça algo ou que algo aconteça. Aguarda arquivamento: processo aguarda ser arquivado. Aguarda autor: processo aguarda manifestação do autor (a). Aguarda contador: o processo se encontra com o Contador do Fórum para realização de cálculo relativo a custas judiciais ou atualização de valores. Aguarda cumprimento de precatória: o processo aguarda a volta de pedido enviado a Magistrado (a) de outra cidade. Aguarda decurso de prazo: processo aguarda a passagem de prazo processual para seguir adiante. Aguarda decurso prazo autor: processo aguarda transcurso do prazo para que o autor (a) realize determinado ato. Aguarda decurso prazo réu: processo aguarda o transcurso do prazo para que o réu realize determinado ato. Aguarda devolução de AR: o Poder Judiciário enviou Carta com Aviso de Recebimento e aguarda o retorno desta para dar continuidade ao processo. Aguarda

Relacionados

  • A Consciencia Conservadora No Brasil Paulo Mercadante
    73397 palavras | 294 páginas