TRABALHO EM GRUPO
POLO: (11) – GUANHÃES (MG)
NÚCLEO: (1) – GUANHÃES (MG)
TURMA: 18 ETAPA: 1
SARA LEMOS REIS
TAMARA LUCIENE CÂNDIDA LAGES
Qual a importância dos conceitos de sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico para a construção da concepção de história?
R: Sujeito histórico é o agente de ação social, ou seja, são grupos, classes ou indivíduos, que fazem parte de um contexto histórico; Fato histórico são ações humanas significativas, escolhidas por professores e alunos, para análises de determinados momentos históricos; Tempo histórico se limita ao tempo cronológico (calendários e datas) para se compreender melhor o tempo dos acontecimentos. Ou seja, estes diferentes conceitos históricos os orientam para o entendimento e a definição dos fatos a serem estudados e investigados.
Quem são os sujeitos que fazem a história? Qual a importância desses sujeitos?
R: Os sujeitos da história podem ser entendidos, como sendo os agentes de ação social, que se tornam significativos para estudos históricos escolhidos com fins didáticos, sendo eles indivíduos, grupos ou classes sociais.
O que Drummond e Raul Seixas estão retratando no texto e na música, respectivamente?
R: No texto de Drummond relata como era a vida antigamente, das moçoilas, dos rapagões, dos idosos, e tantos outros que ele faz a descrição, e em ricos detalhes de como eram pequenas ações que todos faziam.
A música de Raul Seixas relata já grandes fatores históricos, e trás em poucas palavras por linhas cantadas, um resumo dos principais acontecimentos sociais, culturais e populares.
.
Qual a importância da compreensão do tempo histórico?
R: É importante para se estudar e analisar histórias e pesquisas. Que pode ser tmpo de acontecimento, de conjuntura, estrutura, histórico escolar, ou seja, para se entender uma história é preciso seguir padrões ou métodos específicos para ter um total entendimento.
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Somos seres históricos, já que