Dicas e noçoes sobre almoxarifado
O almoxarifado se constituía em um depósito, quase sempre o pior e mais inadequado local da empresa, onde os materiais eram acumulados de qualquer forma, utilizando mão-de-obra desqualificada.
Com o tempo surgiram sistemas de manuseio e de armazenagem bastante sofisticados, o que acarretou aumento da produtividade, maior segurança nas operações de controle e rapidez na obtenção das informações.
O termo Almoxarifado é derivado de um vocábulo árabe que significa "depositar".
Conceituação
Almoxarifado é o local destinado à guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamentos e disposição interna acondicionados à política geral de estoques da empresa.
O almoxarifado deverá: 1. Assegurar que o material adequado esteja, na quantidade devida, no local certo, quando necessário; 2. Impedir que haja divergências de inventário e perdas de qualquer natureza; 3. Preservar a qualidade e as quantidades exatas; 4. Possuir instalações adequadas e recursos de movimentação e distribuição suficientes a um atendimento rápido e eficiente.
Eficiência do Almoxarifado
A eficiência de um almoxarifado depende fundamentalmente: 1. Da redução das distâncias internas percorridas pela carga e do conseqüente aumento do número das viagens de ida e volta; 2. Do aumento do tamanho médio das unidades armazenadas; 3. Da melhor utilização de sua capacidade volumétrica.
Organização do Almoxarifado
Podemos resumir as suas principais atribuições em: 1. Receber para guarda e proteção os materiais adquiridos pela empresa; 2. Entregar os materiais mediante requisições autorizadas aos usuários da empresa; 3. Manter atualizados os registros necessários.
Analise dos setores componentes da estrutura funcional do almoxarifado:
CONTROLE: