conhecimentos especificos
Conhecimentos Específicos/Agente Operacional
Prof. Silvana Guimarães
Formada em Direito. Especialização em Gestão Empresarial. Consultora em Gestão de Projetos e Desenvolvimento Comportamental
NOÇÕES BÁSICAS DE ALMOXARIFADO CONCEITUAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO
ALMOXARIFADO. SEPARAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS: IDENTIFICAÇÃO,
SEPARAÇÃO E CONFERÊNCIA DOS MATERIAIS.
CONCEITO: Local destinado à fiel guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado a sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamento e disposição interna condicionados à política de estoques da empresa.
O almoxarifado se constituía em um depósito, quase sempre o pior e mais inadequado local da empresa, onde os materiais eram acumulados de qualquer forma, utilizando mão de obra desqualificada.
Com o tempo surgiram sistemas de manuseio e de armazenagem bastante sofisticados, o que acarretou aumento da produtividade, maior segurança nas operações de controle e rapidez na obtenção das informações.
O termo Almoxarifado é derivado de um vocábulo árabe que significa “depositar”.
O almoxarifado deverá:
1.
2.
3.
4.
assegurar que o material adequado esteja, na quantidade devida, no local certo, quando necessário; impedir que haja divergências de inventário e perdas de qualquer natureza; preservar a qualidade e as quantidades exatas; possuir instalações adequadas e recursos de movimentação e distribuição suficientes a um atendimento rápido e eficiente;
Depositar materiais em um almoxarifado é o mesmo que depositar dinheiro em um banco, portanto, pode-se comparar o esquema de funcionamento do almoxarifado ao de um banco, conforme esquema abaixo:
BANCO / ALMOXARIFADO
Entrada para estoque
Ficha de depósito bancário
Nota fiscal de compra
Saída do estoque
Cheque
Requisição de material
Eficiência do Almoxarifado
A eficiência de um almoxarifado depende fundamentalmente: