Dicas para Estudos
Procurador Municipal de Carreira
Professor de Direito Constitucional e Tributário
Consultor Jurídico
Advogado
Dica 1 - Não se estuda qualquer matéria de direito sem ter o Código sempre ao lado
Um dos erros mais comuns que percebo ser cometido pelos alunos do curso de direito é não ter o hábito de manusear os códigos. A lei é a principal fonte do direito(alguns defendem que seria até a única!), logo, se você não tem intimidade com a letra da lei e dá seguimento aos estudos apenas pela doutrina e julgados dos tribunais, estará começando um estudo avançado sem saber o básico. Ou seja, é como se começasse o ensino médio, sem passar pelo fundamental.
Não coloque o carro na frente dos bois(ou cavalo).
No mais, se habitue a utilizar o código de papel, pois o manuseio das páginas faz com que criemos uma memória visual sobre a localização de determinados artigos. Na hora de recordar, qualquer lembrança mínima é bem-vinda.
• Uma dica para facilitar o manuseio é utilizar um suporte de livros, pois ele lhe dará um maior conforto e facilidade de manusear o código.
• Também não tenha pena de riscar, marcar, e fazer anotações. Quanto mais manusear o código, mas familiarizado estará com o seu conteúdo. Dica 2 - Estudar requer rotina e disciplina, é melhor estudar 1(uma) hora por dia do que
20(vinte) no final de semana
A vida de cada um é bastante peculiar, uns tem mais tempo para estudar do que outros. Alguns trabalham e estudam, enquanto outros tem o privilégio de estudar em tempo integral.
Se você se encaixa na primeira hipótese (trabalha e estuda) não ache que isso é impeditivo do seu sucesso. Geralmente as pessoas que possuem mais responsabilidades amadurecem mais rápido quanto ao melhor aproveitamento do tempo. Se você está no segundo grupo aproveite essa chance que a vida está lhe dando e agarre-a com unhas e dentes.
Em ambos os casos é necessário saber dosar o tempo