Dicas para elaboração de relatórios oficial 1
Antes de tudo lembre-se que relatórios devem ser feitos de forma tal que outras pessoas possam ler esse material e reproduzir todos os resultados que você descreve, com os mesmos procedimentos adotados por você. Logo, o relatório tem que descrever o mais claramente possível os procedimentos adotados por você no laboratório, bem como os cálculos que porventura você tenha feito à partir de seus dados experimentais.
Capa
(abaixo segue o que deve conter na capa do relatório)
Título
É de extrema importância identificar o experimento do qual trata o relatório. O título deve ser conciso e pode ser o mesmo que se apresenta no Guia de Experimentos.
Nome da Instituição
Nome da disciplina
Integrantes do grupo (nomes completos)
Data em que foi realizado o experimento
Na folha seguinte é que deve começar a ser feito o relatório conforme itens abaixo.
Resumo
Antes de se começar a descrever detalhadamente tudo que foi realizado no experimento, faz-se necessário um resumo. Dessa forma, o leitor é introduzido mais facilmente no assunto. Este resumo deve conter o principal objetivo do experimento, uma breve descrição do método utilizado e os principais resultados encontrados. Geralmente é aconselhável fazer o resumo após terminar todos os outros itens do relatório.
1. Introdução
Nesta parte do relatório, é feita uma discussão sobre o assunto a ser abordado, podendo citar os aspectos históricos e a importância do experimento. São também explicitados os objetivos do mesmo e os motivos que o levam a realizá-lo. Esses objetivos geralmente são colocados no último parágrafo da introdução.
2. Materiais e métodos
2.1. Teoria (ou Desenvolvimento)
É feito, neste momento, uma discussão da teoria do experimento. Ou seja, são deduzidas as fórmulas teóricas necessárias, fazendo-se um análise das mesmas. Nesta análise, o aluno deve se ater a previsões quantitativas, ou seja, resultados previstos pela teoria ou pelo modelo