correspondencia oficial
Correspondência oficial é a forma de comunicação escrita que é estabelecida entre pessoas físicas ou jurídicas para tratar de assuntos de mútuo interesse. Com o objetivo de tornar este tipo de comunicação mais organizado e de fácil entendimento para todos os envolvidos, as correspondências oficiais seguem determinados padrões de redação e formatação. Correspondência oficial é a que ocorre entre órgãos da administração direta ou indireta do serviço público civil ou militar, no âmbito municipal, estadual ou federal e da Administração Direta para particulares. As correspondências são cartas usadas para comunicações internas e externas numa organização. As cartas internas são feitas para trocar informações entre os setores da empresa, logo, não são de estrito uso dos profissionais de Relações Públicas. Secretárias e outros funcionários precisam dominar um pouco a técnica. As correspondências são trocadas via Correios, malotes privativos das empresas ou por entregadores. Nas organizações públicas, essas comunicações também são chamadas de expedientes. As cartas internas servem para dar boas-vindas, comunicar datas de destaque e parabenizar pela passagem de aniversário.
As cartas internas se subdividem em: 1. Memorando ou Comunicação Interna (CI);
2. Circular;
3. Ofício.
4. Requerimento
Memorandos – instruções breves para confirmar ordens e pedir resultados de orientações previamente dadas. Literalmente, servem para rememorar.
Ofício – o ofício é uma correspondência característica de entidades públicas e voltadas aos seus grupos de interesse. Tem um sentido forte da burocracia dessas organizações, uma vez que comunicam fatos que poderiam ser resolvidos por meios mais simples de comunicação.
Circular – a carta, ofício ou outro documento que precisa ser encaminhado a vários setores é chamado de circular, que visa à correspondência destinada a vários setores da organização ao mesmo tempo. Neste caso,