Correspondências oficiais
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Português
Acadêmico: Karla Danielle de Oliveira
Correspondências oficiais
Este trabalho apresentará sucintamente, alguns tipos de correspondências oficiais que utilizamos ao longo de nossa vida em vários setores e para inúmeros fins.
Ata: é um documento oficial, inclusive com valor jurídico, que tem como função o registro de assembleias, reuniões ou sessões. Existe um livro próprio onde constam a abertura e fechamento e suas folhas devem ser numeradas. Seu preenchimento deve ser escrito a mão pelo responsável que assina na abertura e fechamento e o mesmo deve rubricar todas as páginas. Não devem existir rasuras e também não pode ser deixados espaços entre palavras, entre linhas e entradas de parágrafos ou margens. Nomes e números devem ser escritos por extenso, pois o uso de abreviações não pode ser utilizado. No texto a ser registrado na ata deve conter apenas a pauta da reunião e as conclusões finais, porém o detalhamento não será colocado.
Atestado: neste documento uma pessoa certifica um fato a respeito de outra e fica responsável pelas informações prestadas.
Carta comercial: como o nome já indica, é utilizada em assuntos comerciais pelo comércio e pela indústria.
Circular: é utilizado dentro de um estabelecimento e visa à comunicação entre uma pessoa ou um determinado departamento e várias pessoas ou os demais departamentos. Deve ser bem objetiva e clara.
Comunicação: tem como objetivo informar um fato. Pode ser externa ou interna.
Comunicação externa: serve para comunicar o fato para quem está fora de uma instituição, deve ser curto, claro e objetivo.
Comunicação interna: serve para comunicar o fato para quem faz parte da instituição, pode ser mais elaborada e trazer mais informações sobre o fato.