DICAS DE SALA DE AULA
Criado por Sanro em Papo com o leitor em 29 de janeiro de 2013.
Ano letivo está começando e eu como professor já estou em processo de me preparar psicologicamente para sobreviver no primeiro dia de aula.
Caso você seja um novato na área (ou um antigo com um histórico não muito favorável) ai vai minhas 5 principais dicas de como sobreviver ao primeiro dia de aula, sem sucumbir ao inimigo.
Dica #1 – Não falte nem chegue atrasado!
A tentação é grande, eu sei. Mas não falte. Alunos são como leite no microondas, é só dar as costas que eles transbordam e fazem sujeira. Portanto não falte, nem chegue atrasado.
Foto rara de alunos sem supervisão
Afinal qualquer segundo sem a sua presença estará dando chances para o inimigo se encontrar e dividir experiências. Dois minutos atrasado pode ser o suficiente para que eles criem um plano de ação contra você. Chegue antes e assegure-se de nunca deixá-los sozinhos. Observe-os sempre. Nunca dê as costas ao inimigo!
Dica #2 – Não vá armado!
Arma de fogo, arma branca, corda ou uma simples fita adesiva. São tantas opções. Mas lembre-se professor, você é minoria. Os inimigos podem facilmente sobrepujá-lo, capturar sua arma e usá-la contra você. Portanto nunca, nunca entre armado numa sala de aula, nem com um simples durex. Acredite, a imaginação do inimigo não tem limite.
Em tempo, coletes a prova de bala, capacetes e armaduras medievais são uma opção a ser considerada. Pense nisto.
Dica #3 – Não autorize nada!
Você será testado. Logo no primeiro instante em que entra numa sala de aula os alunos tentarão descobrir até onde podem ir com você. Minha dica? Não autorize absolutamente nada. É como um namoro, se no primeiro dia que você visitar a casa da sogra e você der um peidinho, em pouco tempo estará cagando com a porta aberta, fazendo xixi na samambaia, etc.
Desta forma não autorize conversas, idas ao banheiro, que apaguem a lousa, nem que virem de lado.