50 DICAS PARA ADMINISTRA O DO D FICIT DE ATEN O EM SALA DE AULA 2

853 palavras 4 páginas
Para pais: estratégias para lidar com a oposição

Crianças com TDA/H freqüentemente apresentam um outro problema que se soma às características centrais do transtorno (os sinais de desatenção, de hiperatividade e de impulsividade). Referimo-nos ao comportamento de reiterada oposição, teimosia, não obediência às figuras de autoridades, negativismo, provocação, e que por vezes chega às raias da conduta desafiante. Esse padrão de comportamento tem sido designado Transtorno de Desafio-Oposição, e essa terminologia já diz quase tudo sobre esse problema.

Ninguém pode duvidar que lidar com esse comportamento de oposição dos filhos constitui um dos maiores desafios para os pais. As batalhas que fatalmente se seguem a esses momentos não parecem trazer melhoras para nenhuma das partes e só servem para aumentar o clima desarmônico da relação.

Com freqüência um acompanhamento psicológico se impõe para ajudar a criança a lidar com seus sentimentos de frustração, ressentimento, e a encontrar canais mais saudáveis de escoamento de seus sentimentos de hostilidade, como também para ajudar os pais a passarem por essa difícil e desgastante tarefa.

Todavia, cabe lembrar que um determinado número (não a maioria) de crianças com comportamento de oposição evolui para mostrar, em idade maior, alterações mais sérias do comportamento que configuram um Transtorno de Conduta.

Russell Barkley, na Chadd Conference, realizada em outubro de 2002 em Miami, abordou e emitiu sua abalizada opinião sobre esse problema. Na sua visão, o comportamento de oposição é causado pelo TDA/H da criança, uma vez que na base desse transtorno estaria a dificuldade da criança modular seus sentimentos de raiva. Sabe-se que a deficiência na regulação dos afetos e sentimentos é um dos déficits (executivos) básicos do TDA/H. Por outro lado, acredita esse autor, as mães das crianças que apresentam esse comportamento de oposição, elas próprias também são portadoras do TDA/H e por essa razão elas não conseguem exercer

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • alienaçao
    138768 palavras | 556 páginas