dicas de roteiro
Além das praias já ditas acima, são bem famosas também Nusa Dua, Sanur, Jimbaran e Legian.
Templos são centenas, mas os destaques ficam por conta de Pura Uluwatu, Pura Tanah Lot e Pura Ulun Danau Bratan (o templo do lago)
Na região de Ubud é onde você poderá encontrar os famosos arrozais de Bali, não é nem preciso procurar muito, pois eles estão por toda parte. Além disso, é lá que fica a Floresta Sagrada dos Macacos, uma visita imperdível!
Para quem gosta de trilhas, uma boa pedida é subir o vulcão Batur para ver o nascer do sol. Eu não fiz, só vi o vulcão de longe, mas conheço quem tenha feito e amou.
Bem no norte da ilha, em Lovina Beach (bem sem graça) é possível pegar uns barcos para ver golfinhos, mas tem que ser bem cedo e no caminho de volta para o sul, você pode passar pela cachoeira Gitgit e pelos 3 lagos Danau Buyan Pancasari, Danau Tambligari e Danau Bratan (onde está o templo de mesmo nome).
Bom, no nosso caso optamos por contratar carro com motorista. Por quê? Simplesmente porque é muito barato, algo entre US$ 30 ou US$ 50 por dia (12 horas). Os carros são ótimos e o motorista ainda faz a vez de guia.
O que não falta em Bali são lugares para contratar esse serviço e ainda há a possibilidade de negociar com algum taxista.
Não nos animamos em alugar carro ou moto, pois o trânsito em algumas parte é bem selvagem, as estradas são muito estreitas e precárias. Além disso, teríamos que perder muito tempo procurando as coisas.
Tomar cuidado com a retirada das malas, pois existem pessoas que se fazem de funcionários do aeroporto, mas não são, só devolvem a mala depois de pagar.
Uma coisa que você não pode esquecer: na hora de ir embora é preciso pagar uma taxa no valor de Rp 150.000 em espécie e moeda local, então, guarde algum para isso.
A linda pousada Bali Coral, em Tulamben, por 6 euros o casal (na baixa temporada).
A inacreditável pousada Linda Bungalow,