Dicas de fluxograma
O que é?
Representação gráfica da seqüência de atividades de um processo. Além da seqüência das atividades, o fluxograma mostra o que é realizado em cada etapa, os materiais ou serviços que entram e saem do processo, as decisões que devem ser tomadas e as pessoas envolvidas (cadeia cliente/fornecedor). O fluxograma torna mais fácil a análise de um processo à identificação:
• das entradas e de seus fornecedores;
• das saídas e de seus clientes;
• de pontos críticos do processo. Símbolos
O fluxograma utiliza um conjunto de símbolos para representar as etapas do processo, as pessoas ou os setores envolvidos, a seqüência das operações e a circulação dos dados e dos documentos. Os símbolos mais comumente utilizados são os seguintes:
Operação - (Retângulo): Indica uma etapa do processo. A etapa e quem a executa são registrados no interior do retângulo. Decisão - (Losango): Indica o ponto em que a decisão deve ser tomada. A questão é escrita dentro do losango, duas setas, saindo do losango mostram a direção do processo em função da resposta (geralmente as respostas são SIM e NÃO).
Sentido do fluxo - (Seta): Indica o sentido e a seqüência das etapas do processo.
Limites - (Círculo): Indica o início e o fim do processo.
Use para: * Entender um processo e identificar oportunidades de melhoria (situação atual). * Desenhar um novo processo, já incorporando as melhorias (situação desejada). * Facilitara comunicação entre as pessoas envolvidas no mesmo processo. * Disseminar informações sobre o processo.
Defina o processo a ser desenhado. Escolha um processo que crie o produto ou o serviço mais importante, do ponto de vista do cliente. Elabore um macrofluxo do processo, identificando os seus grandes blocos de atividades. Monte, para a elaboração do fluxograma, um grupo, composto pelas pessoas envolvidas nas atividades do processo. Detalhe as etapas do processo e