DICAS FLUXOGRAMAS 1 2 3 E 4
PARA SIMPLIFICAR VOCÊS PODEM INICIAR O FLUXOGRAMA 1 DE ACORDO COM O ESQUEMA ABAIXO:
Para preparação da água de cal você deve colocar em um misturador de cal dois reagentes: um fluxo de cal virgem e outro fluxo de água de uma ETA (estação de tratamento).
O Fe2O3, sílica e outras impurezas também são enviados para a lagoa de de lama vermelha.
Ao representar a caldeira devem entrar dois fluxos que funcionam como combustível: óleo BPF e gás natural. Entra água e sai vapor d´água. É liberado nesta queima gases de combustão.
Do expansor 1 sai vapor expandido que vai para o trocador de calor 1 e do expansor 2 sai vapor expandido que vai para o trocador de calor 2.
A soda a ser aquecida passa primeiro pelo trocador de calor 1 e daí para o trocador de calor 2 e depois para o trocador de calor 3.
Colocar dentro de um mesmo retângulo a lavagem da lama/diluição/classificador de areia
DICAS FLUXOGRAMA 2
AREIA GROSSA E AREIA FINA VÃO PARA A MESMA LAGOA DE REJEITOS.
NÃO É PARA REPRESENTAR A BOMBA OU BOMBEAMENTO
O TRANSBORDO É O MATERIAL QUE FICA SUSPENSO (QUE TRANSBORDA), OU SEJA, A SOLUÇÃO AQUOSA DE ALUMINATO MAIS SODA. NÃO REPRESENTAR AS CANALETAS.
REPRESENTAR DENTRO DE UM MESMO RETÂNGULO DECANTADORES E LAVADORES COMO SEGUE EXEMPLO ABAIXO:
DICAS FLUXOGRAMA 3
INICIAR LOGO NO PRIMEIRO PARÁGRAFO ONDE DIZ QUE O ALUMINATO DE SÓDIO A 100°C VAI PASSAR PARA UM EXPANSOR. DO EXPANSOR SAEM DOIS PRODUTOS QUE TEM DESTINOS DIFERENTES:
1. O VAPOR EXPANDIDO QUE VAI PARA O TROCADOR DE CALOR POR ONDE TAMBÉM ENTRA A SODA DILUÍDA QUENTE. ESTA SODA SEGUE RESPECTIVAMENTE PARA TANQUE, EVAPORADORES E DIGESTORES
2. O ALUMINATO DE SÓDIO A 100°C (QUE ENTROU NO EXPANSOR) SAI DO MESMO A 80°C E VAI DIRETO PARA O AGITADOR MECÂNICO. ESTE AGITADOR TAMBÉM RECEBE UMA CORRENTE DE SODA CÁUSTICA E DE ALUMINA TRIHIDRATADA FINA - Al2O3.3H2O FINA (É IMPORTANTE DISTINGIR A ALUMINA TRIHIDRATADA FINA DA GROSSA, POIS AMBAS TEM DESTINOS DIFERENTES NA DESCRIÇÃO DO