Dibs: Em busca de si mesmo.
“Dibs”, um livro educativo e acima de tudo humanitário que nos acrescenta e nos faz acreditar que onde existe amor e boa vontade tudo é possível ao que crer. O livro conta a história de um menino que além dos seus problemas de personalidade era rejeitado afetivamente, e no decorrer da sua difícil infância alguém lhe observa com olhar de futuro, o ajudando a superar seus medos e ir além do que todos achavam que ele seria capaz. Dibs se surpreendeu e também surpreendeu todos que duvidaram de suas capacidades, com a ajuda de sua psicóloga e também escritora do livro.
Virginia M Axline, autora do livro “Dibs: Em busca de si mesmo” ficou muito conhecida internacionalmente pela prática e desenvolvimento da ludoterapia (terapia que consiste em fazer a criança expressar seus sentimentos e opiniões com a ajuda de brinquedos). Além de escritora também foi uma psicóloga renomada e reconhecida pelos seus trabalhos e dedicação à sua profissão.
O nome do livro já diz muita coisa, Dibs foi um menino de 5 anos de idade que precisava se encontrar. Mas todos os problemas que essa criança obteve durante sua vida tiveram uma causa, sempre foi muito rejeitado por seus pais.
Filho de pais renomados, reconhecidos profissionalmente que se preocupavam com status, não aceitavam a gestação de Dibs e consideravam a gravidez como um erro, uma falha que comprometeria suas vidas profissionais. Foi concebido totalmente desprovido de amor e atenção, que eram substituídos por brinquedos, controle excessivo e muitas das vezes excluído, não se permitindo ser aceito socialmente.
Dibs morava em uma casa grande num bairro de classe alta com sua família, tendo o pai, um cientista conhecido porém um homem arrogante e fechado. A mãe, uma cirurgiã também conhecida profissionalmente, mas uma mulher deprimida e submissa. E por fim, uma irmã mais nova que foi enviada pelos seus pais para um colégio interno.
Na escola Dibs era muito calado, mas demonstrava ser