diarreias
A diarréia aguda tem início súbito e evolução rápida que oscilam entre uma á duas semanas. Habitualmente estas diarréias são benignas auto-limitadas, isto é, não são precisos medicamentos para sua resolução desaparecendo apenas com tratamento sintomático, ou seja, com medicamentos para hidratação.
2° COMO SABER SE UMA CRIANÇA ESTA DESIDRATADA?
Os sinais de desidratação são difíceis de avaliar, mas incluem boca seca, debilidade, vertigem, escurecimento e diminuição do volume da urina. 3º QUAIS AS CAUSAS, MAS COMUNS DA DIARRÉIA?
As causas mais freqüentes da diarréia são as infecções {vírus bactérias, e protozoários}, as intoxicações alimentares e os medicamentos {antibióticos, antiinflamatórios, antiácidos e laxantes}. Outra causa de diarréia é a intolerância e alergia a determinados alimentos, beber água contaminada e alimentos estragados.
4° QUAIS OS FATORES DE RISCO PARA UMA PESSOA TER DIARRÉIA?
Pela água e alimentos contaminados, pela falta de higiene pessoal.
Os alimentos que você consome podem entrar em contato com água contaminada, ou com insetos baratas, moscas e formigas e virem a se contaminar.
Suas mãos também podem ser contaminadas pelos micróbios presentes nas fezes e contaminarem pessoas utensílios e alimentos.
5º QUAL A PRINCIPAL COMPLICAÇÃO DA DIARRÉIA?
Um dos principais efeitos da diarréia é a “desidratação” com perda de líquidos e eletrólitos. Sendo particularmente perigosos em lactentes, crianças, e idosos.
6º CITE ALGUNS ALIMENTOS QUE NÃO DEVEM SER INGERIDOS OU DEVE SER EVITADO DURANTE A DIARRÉIA?
*Suspenda a ingestão de alimentos com resíduos: saladas, bagaço de frutas e fibras;
*Evite café, leite, sucos de frutas e álcool que é um desidratante poderoso;
*Evite alimentos muito temperado ou com alto teor de gorduras {frituras, cortes de carne, embutidos etc.} até que as fezes voltem ao normal.
*Não faça uso de adoçantes a base de sórbitol;
*Não se esquecer de lavar bem as mãos