diarreia
A diarreia é caracterizada pela evacuação frequente de fezes líquidas, geralmente superiores a 300 mL, acompanhadas por uma perda excessiva de líquidos e eletrólitos, especialmente sódio e potássio. A diarreia ocorre quando há transito acelerado do conteúdo intestinal pelo intestino delgado, diminuição da ingestão enzimática dos nutrientes, diminuição da absorção de líquidos e nutrientes, aumento da secreção de fluidos o TGI.
2.1 Causas
Infecções por bactérias como Salmonella e Shighella;
Infecções virais;
Disfunção de mobilidade do tubo digestivo;
Parasitas intestinais causadores de amebíase e giardíase;
Efeitos colaterais de algumas drogas. Por exemplo, antibióticos, altas doses de vitamina C e alguns medicamentos para o coração;
Abuso de laxantes;
Toxinas bacterianas como a do estafilococus.
3. Tipos de Diarreia
A diarreia pode estar associada à doença inflamatória; infecções por agentes fúngicos, bacterianas ou virais; medicamentos; consumo excessivo de açúcares e outras substâncias osmóticas; ou superfície da mucosa de absorção insuficiente ou danificada.
3.1. Diarreia Comum
A diarreia comum caracteriza-se normalmente por provocar apenas fezes soltas e aguadas. Ocorre mais em crianças e pode estar associada à uma combinação de estresse, remédios e alimentos. Por exemplo, excesso de gorduras, de cafeína, mudança do tipo de água ingerido ou até mesmo ansiedade diante de acontecimentos importantes podem provocar este tipo de diarreia.
3.2. Diarreia Infecciosa
É comum em crianças e provoca, além dos sintomas da diarreia comum, febre, perda de energia e perda de apetite. É causada por viroses e bactérias. Se não for convenientemente tratada, pode demorar uma semana até os sintomas desaparecerem.
3.3. Diarreia Exsudativa
As diarreias exsudativas estão sempre associadas a danos da mucosa, o que leva a um extravasamento de muco, líquido, sangue e proteínas plasmáticas, com um acúmulo de água e