Diamante de Porter
Sabemos que as empresas para se manterem no mercado, buscam formas e estratégias para estarem sempre a frente e até mesmo conquistarem a liderança no seguimento.Porém, com os desafios existentes, a batalha para o alcance dos objetivos é constante, pois além das políticas governamentais nem sempre incentivar, as organizações devem procurar formas que mantenham as vantagens competitivas.
Esta pesquisa tem por finalidade, apresentar e entender o que é o “Diamante de Porter”, qual sua finalidade, importância, onde se aplica este modelo, que através de suas diretrizes ajudam e contribuem para o desenvolvimento e crescimento das empresas.
2 DIAMANTE DE PORTER
2.1 Definição
O Diamante de Porter é um modelo da área de administração, desenvolvido pelo engenheiro e economista norte-americano Michael Porter em 1989 em seu livro "A Vantagem Competitiva das Nações". O modelo de busca ampliar a análise da competitividade com foco no entendimento do porquê empresas de um determinado país são capazes de competir com maior sucesso contra empresas de outros países. Esse contexto de competição internacional pode envolver tanto exportações, quanto a produção local em outros países.
Nesse conceito, portanto, ambas as formas de vantagem são necessárias para a competitividade de uma nação ou região. Pode ser possível que um determinado produto fosse possível de ser produzido a custos menores em um país, mas ele é importado porque no composto final uma empresa pode produzir outras partes a custos muito menores do que em outros países.
Partindo deste modelo, pode-se perceber que há um ciclo para a obtenção de vantagens competitivas onde todos os quesitos são mutuamente beneficiados, os seja, o benefício angariado em um determinante faz surgir ou aprimorar vantagens em outros, gerando externalidades territoriais positivas.
Porém, deve-se considerar que não só os quatro determinantes apresentados por Porter sustentam as vantagens competitivas, pois tanto o governo