Dialética
Existe o mundo autêntico, real e verdadeiro que é o mundo das essências (mundo inteligível).
A dialética (caminho entre ideias), é uma metodologia do pensar e falar usada com a finalidade de se conhecer as essências.
No processo dialético os interlocutores, inicialmente, possuem entendimentos diferentes sobre um determinado assunto ou coisa.
Através da oposição de ideias, devem questionar-se uns aos outros sobre o assunto discutido, e ao final ambos concluírem seus pensamentos com uma ideia verdadeira (essência), descartando as outras ideias como sendo falsas.
Quanto a aplicação de metodologias de ensino no contexto escolar da atualidade, podemos destacar que predomina-se a maneira expositiva, onde o mestre é o único sabedor da verdade. O aluno precisa somente memorizar o “conhecimento” sem questionar, tendo como meta somente aprender para ser avaliado.
O aluno deve ser levado a entender que pode e deve questionar para entender melhor o mundo que o rodeia.
O professor precisa evoluir e entender que o aluno não pode ficar atrelado a velhos modelos de ensino do século passado, e que a educação no Brasil precisa de mudanças para transformar pessoas competitivas num mundo em constante e rápida evolução.
O processo dialético, mesmo sendo uma ideia pensada por filósofos antigos, atualmente ainda precisa ser divulgada, assimilada e utilizada com mais frequências nos bancos escolares, terminando assim com a versão decorada de assimilação de conteúdos, permitindo assim a formação completa de um ser que sabe que pode pensar e agir conforme a realidade que ele mesmo processou.
http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/MDSA-AEC.pdf