Dialética
2. Análise do fato, concreto, abstrato, aparência e essência.
3. Do ponto de vista dialético
1. O QUE É A DIALÉTICA E DE QUE SE CONSTITUI?
O que constitui a dialética é a tese, síntese e antítese, no qual podem ser explicadas da seguinte forma a tese é o ponto inicial e após existir a tese vem a antítese e síntese no qual a primeira é uma oposição a tese e a segunda surge através da partida inicial e de seu conflito(antítese). A dialética é o estudo da realidade no qual são perpassadas a síntese, antítese e tese, através das contradições , mas deixando sempre a manutenção da coisa e suas contradições.
Perante a um fato ou um problema na vida devemos enxergar a totalidade, ter uma ampla visão, no qual até Hegel afirmava que a visão é um todo,as contradições da realidade é a impulsão sobre a qual os seres existem, quando damos valores exagerados a verdade limitada, prejudicamos a verdade, nos limitamos e nos decepcionamos.
A dialética é a negação do senso comum e o que é decisivo num método dialético é a duvida e a critica. Essa questão se aplica por exemplo no cotidiano de um assistente social pois ela tem que ter a visão do todo, expor todas as possibilidades do caso e por vezes não seguir o senso comum, na dialética há a fluidificação do conceito o que prova que a realidade é dinâmica.
2. Análise do fato, concreto, abstrato, aparência e essência.
Primeiro analisemos um fato o que a primeira vista aparecera como algo natural e de senso comum, não aceitando a sua aparência de modo imediato, conseguindo alcançar a sua essência, entrando na realidade do fato e a pegando para si, nas oposições dos fatos surge a realidade concreta, lembrando que na dialética tudo é dinâmico, tendo influência histórica.
Na busca da verdade em meio ao confronto é essencial o conhecimento da realidade, suas hipóteses e suas contradições,essas apesar de estarem em lados opostos tem algo em comum