Dialética e Positivismo
É uma vertente do pensamento teológico/filosófico
É o conhecimento além da matéria
O que é positivismo?
Uma corrente filosófica surgida no século XIX na França
Atribuem fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica.
Os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
Consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação.
Vê a realidade estática.
Quais influências do Positivismo no Brasil?
No âmbito da política essa influência pode ser notada laicização do Estado, na Abolição da Escravatura e até mesmo na Proclamação da Republica, mas o maior símbolo dessa corrente no Brasil encontra-se na bandeira nacional criada por Raimundo Teixeira Mendes: A máxima "Ordem e Progresso" mostra uma busca por uma sociedade mais justa fraterna e progressista, baseada nos mesmos ideais da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), maior marco baseado no positivismo da história mundial.
Quais as ideias básicas do positivismo?
Subordinação da imaginação à
Observar e descrever o real como se vê
Vê a realidade estática
O que é dialética? (Marx)
É uma forma de pensar a realidade em constante mudança por meio de termos contrários que dão origem a um terceiro, que os concilia.
Tese – uma afirmação
Antítese – uma afirmação contrária
Síntese – é o resultado da síntese das duas primeiras. Conserva elementos das duas e conduz a discussão. E na sequência da origem a uma nova tese, que inicia um novo ciclo.
SOCIOLOGIA CONTEMPÓRÂNEA X SOCIOLOGIA CLÁSSICA
O indivíduo não é passivo
O indivíduo é produto do sistema
Reformula as influências
Uma visão institucional e buscava sempre a interpretação de como as