Dialética do Esclarecimento
ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLITICA DE SÃO PAULO
Adilson Ferreira
Curso: Sociologia e Política - 03º Semestre Noturno
Dialética do Esclarecimento, Fragmentos filosóficos –
O Conceito de Esclarecimento pp: 19 a 52
Introdução
Este resumo tem por objetivo, uma analise contemporâneo sobre o tema “Dialética do Esclarecimento” de Max Horkheimer e Theodoro W. Adorno escrita em 1947. Theodoro W. Adorno e Max Horkheimer são filósofos expoentes da Escola de Frankfurt, que por meio de uma dialética critica realizam uma analise da sociedade e suas conseqüências na utilização de técnicas modernas. Os fatos históricos que influenciaram o pensamento dessa Escola foram às experiências nazista na Alemanha e fascistas na Itália, a cultura de massa e a indústria cultural, e por fim os novos parâmetros na ciência moderna, possibilitando novos avanços tecnológicos. A pergunta inicial que cabe fazer é? O que os autores compreendem por Dialética do Esclarecimento e, como eles desenvolveram a tese de que o conceito de esclarecimento não pode ser reduzido a fatos acontecidos somente na modernidade?
Argumentam de que o mito e esclarecimento antes de manter uma oposição e de superação, como diziam os filósofos iluministas, possuem uma relação dialética de aproximação de modo que o mito já comporta algo da racionalidade conservadora e esclarecimento moderno possui resíduo mítico. Recorrendo aos fatos históricos, os autores mostram como desde o principio, a relação mito e esclarecimento são intima de aproximação.
Resumo, Dialética do Esclarecimento
Dialética do Esclarecimento representa a obra fundamental da chamada Teoria Critica das ciências sociais, sendo seus autores Adorno e Horkheimer os primeiros integrantes da Escola de Frankfurt, estes pensadores apresentaram um tipo de análise sociológica onde os indivíduos apareciam como refém de uma sociedade marcada pelo processo do esclarecimento, vivenciados no