dialogismo e escrita
CURSO DE LETRAS
Disciplina: Tópicos em Análise de Texto: dialogismo e escrita
Docente responsável: Rosângela Rodrigues Borges
Atividade: Produção de Resenha Crítica - Texto “O projeto didático: forma de articulação entre leitura, literatura, produção de texto e análise linguística”, de Lívia Suassuna, Iran Ferreira de Melo e Wanderley Elias Coelho, 2006.
Rodrigo Sansana Diogo
“A separação do ensino de língua e literatura é inevitável?”
(Leite 1997)
“Em virtude da concepção de linguagem como sistema/código _ dominante por um longo tempo _ o ensino de português centrou-se nas regras gramaticais que normatizam a variedade linguística padrão. [...] Esse tipo de ensino vem caracterizando a aula de português muito mais com reconhecimento e reprodução do que como conhecimento e produção.” (p. 227)
É se atendendo à essa realidade do ambiente escolar nacional no ensino de língua portuguesa e tendo como norte alguns dos questionamentos de Leite, dos quais eu julgo que o que mais denota este trabalho é: “A separação de língua e literatura é inevitável?”, que os autores vão redigir este artigo e trabalhar na pesquisa em busca de uma resposta a este questionamento.
É perceptível ao longo do texto como os autores, de maneira formidável, se apropriam das falas de Leite para darem um suporte à pesquisa, “A palavra é a matéria da literatura. Dessa forma, estudar literatura significa também estudar a língua.” (Leite, 1997), sendo assim, seguindo a voz de Leite não existem motivos plausíveis para que se separe o ensino de língua do ensino de literatura visto que o objeto de estudo, a palavra, é um ponto comum para ambos, ou seja, estudar um já seria estudar o outro, ou pelo menos é o que deveria ser feito nas instituições de ensino.
“É válido ressaltar que, quando se propõe que o ensino de língua portuguesa gire em torno de têxtis, tem-se sempre em mente a sua diversidade de tipo, gêneros e configurações. Isso porque os textos