DIALISE Procedimento de Tubulacao
INDICE ANEXO l - ESPECIFICAÇÕES DE SOLDA E ALINHAMENTOS ANEXO ll - TOLERÂNCIAS DE MONTAGEM
1 - OBJETIVO Fixar critérios, determinar condições e orientar o pessoal envolvido na execução dos serviços de Pré-Fabricação e Montagem de Tubulação Industrial.
2 - NORMAS DE REFERÊNCIAS: N-115 - Fabricação e montagem de tubulações industriais. N-133 - Soldagem
3 - DEFINIÇÕES: 1 - Spool: é a denominação de uma peça única, pré-fabricada em bancada , que pode ser constituída por um ou mais trechos de tubos ou acessórios soldados entre si e com as extremidades prontas para interligação no campo. 2 - Sobre Comprimento: é o comprimento adicional a ser deixado nos Spool’s pré-fabricados em bancada, visando permitir eventuais ajustes no campo. 3 - Pré-Montagem: é a montagem de Spool’s do sistema de tubulação na bancada.
4 - Pipe Shop: é a oficina onde é realizada a pré-montagem dos Spool’s.
5 - Dispositivos auxiliares de montagem: são dispositivos que soldados ou não à tubulação, são utilizados provisoriamente a fim de possibilitar a ajustagem entre as partes a serem soldadas e a manutenção do ajuste durante a soldagem. 6 - Grauteamento: é o enchimento com uma mistura de cimento, areia e aditivos, de espaço entre a base dos suportes metálicos e as bases de concreto, após o nivelamento da base do suportes metálicos.
4 - MATERIAIS 1 - Todos os materiais de caráter permanente utilizados na fabricação de Spool’s deverão estar de acordo com as especificações do Projeto.
5 - ARMAZENAGEM E MANUSEIO 1 - Quando da instalação do canteiro de obras, deverá ser prevista uma área