Trabalho De Biologia
São organismos unicelulares na sua vasta maioria e que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membranas, estando ausentes várias outras organelas, como as mitocôndrias, o Complexo de Golgi e o fuso mitótico.
Estruturas da célula procarionte e suas funções: Parede celular: parede esquelética que fica externa à membrana plasmática e tem função de proteção e controle das trocas de substâncias com o meio externo à célula. Membrana plasmática: membrana seletiva que fica na região interna à parede celular e que permite a entrada de elementos necessários à célula, ao mesmo tempo em que permite a saída daquilo que ela não necessita.
Citoplasma (hialoplasma): espaço no interior da membrana plasmática preenchido por ua matéria coloidal e semi-fluida onde se encontram substâncias importantes à célula e as organelas ficam suspensas. O citosol ainda confere consistência à célula. Plasmídeos: moléculas menores do que o DNA circular que possuem a capacidade de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico.
Ribossomos: são organelas não membranosas que ficam dispersas no citoplasma e atuam na síntese proteica, decodificando os comandos enviados pelo DNA.
Nucleóides: região onde se concentra o material genético da célula.
Material genético (DNA circular): o material genético das células procarióticas constitui o DNA circular, molécula localizada o hialoplasma que é responsável pela reprodução e atua na divisão celular mantendo as informações genéticas da célula.
Células Eucariontes
As células apresentam uma grande diversidade morfológica de acordo com o organismo a que pertencem e a função que desempenham. Células animais e vegetais apresentam algumas diferenças estruturais que lhes conferem características específicas. As células dos fungos são muito semelhantes às células animais mas apresentam algumas diferenças significativas como: parede