diagrama pert/cpm conceitos
1. Introdução
O modelo PERT (Program Evalution and Review Technique) é um sistema probabilístico, desenvolvido pela empresa Booz-Allen and Hamilton, para o projeto POLARIS da Marinha do EUA. A adoção desse modelo permitiu a redução da duração presvista do projeto, evolvendo a coordenação de cerca de 10.000 fornecedores de 5 para 3 anos. O modelo CPM (Critical Path Method) e um sistema determinístico, desenvolvido pelas empresas DUPONT e Remington-Sperry, na mesma época do desenvolvimento do modelo PERT.A grande semelhança entre estas fez com que o termo PERT/CPM seja utilizado corriqueiramente como apenas uma técnica.
PERT e CPM utilizam principalmente os conceitos de Redes (grafos) para planejar e visualizar a coordenação de atividade do projeto.
Um exemplo clássico de aplicação de PERT/COM é o planejamento e gerenciamento da construção civil.
Exemplos de projetos que podem utilizar PERT/CPM:
1. Construção de uma planta
2. Pesquisa e desenvolvimento de um produto
3. Produção de filme
4. Construção de navios
5. Instalação de um sistema de informações
6. Condução de campanhas publicitárias, entre outras.
O diagrama PERT/CPM consiste na representação gráfica das atividades do projeto e suas respectivas relações de dependência. Posteriormente, as durações das atividades são acrescentadas à rede, permitindo a elaboração do cronograma do projeto.
Como instrumento de planejamento, permite definir adequadamente as datas de mobilização de recursos financeiros, humanos e equipamentos, a duração da utilização desses recursos bem como as datas de sua desmobilização. Deste modo, o período de cumprimento da responsabilidade atribuída a cada participante do processo fica perfeitamente caracterizada.
No caso dos recursos financeiros, pode-se elaborar com muita acuidade o fluxo de caixa do projeto e, em decorrência, analisar a demanda de capital de giro próprio ou de terceiros.
2. Incertezas nas durações das atividades
A duração de cada atividade na