Diagrama de Linus Pauling
Um problema para os químicos era construir uma teoria consistente que explicasse como os elétrons se distribuíam ao redor dos átomos, dando-lhes as características de reação observadas em nível macroscópico.
Foi o cientista americano Linus C. Pauling quem apresentou a teoria até o momento mais aceita para a distribuição eletrônica.
Sobre Pauling, é sempre interessante citar que ele foi duas vezes laureado com oPrêmio Nobel. O de química em 1954, por suas descobertas sobre as ligações atômicas, e o da Paz em 1962, por sua militância contra as armas nucleares.
Distribuição Eletrônica em átomos neutros
A distribuição eletrônica, conforme Pauling, não era apenas uma ocupação pelos elétrons dos espaços vazios nas camadas da eletrosfera.
Os elétrons se distribuem segundo o nível de energia de cada subnível, numa seqüência crescente em que ocupam primeiro os subníveis de menor energia e, por último, os de maior.
É esta a tradução do diagrama de energia de Pauling, que define esta ordem energética crescente que é também a seqüência de distribuição dos elétrons:
A distribuição eletronica nos descreve o arranjo dos elétrons em um átomo, fornecendo o número de elétrons em cada nível principal e subnível. Para fazer a distribuição eletrônica de um átomo neutro, é necessário conhecer o seu número atômico (Z) e seu número de elétrons e distribuí-los em ordem crescente de energia dos subníveis, Um subnível deve estar totalmente preenchido para depois iniciarmos o preenchimento do subnível seguinte. segundo odiagrama de Pauling.
O sentido das flechas indica os subníveis e níveis em ordem crescente de energia.
Exemplo de distribuição eletrônica:
a representação da distribuição eletrônica é em ordem crescente de energia ou por camadas. Por exemplo:
2. Distribuição Eletrônica em Íons
A distribuição eletronica de íons é semelhante à dos átomos neutros. Lembrando que um íon é formado a partir da perda ou ganho