Diagrama de fluxo
Software
Aula 13
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 13: Técnicas - gráfico de GANTT e PERT
Objetivo: Nesta aula veremos mais duas técnicas relacionadas ao processo de sequenciamento de atividades: o gráfico de Gantt e o PERT (Program Evaluation and Review Technique).
Gráfico de Gantt
Um velho ditado popular diz que uma imagem vale mais do que mil palavras.
O diagrama de rede é essencial para calcular o cronograma do projeto, mas pode ser complicado entendê-lo em um projeto muito grande (VERZUH, 2000).
Felizmente, há uma ótima alternativa que exibe as informações do cronograma e também mostram o relacionamento entre as tarefas: os gráficos de Gantt.
Os gráficos de Gantt são representações gráficas de informações relacionadas ao cronograma. Em um gráfico de barras, as atividades do cronograma ou os componentes da EAP são listados verticalmente do lado esquerdo do gráfico, as datas são mostradas horizontalmente na parte superior e as durações das atividades são exibidas como barras horizontais posicionadas de acordo com as datas (PMI, 2008).
Para você ter uma ideia de como é simples fazer um gráfico de Gantt, a figura acima foi feita em Excel, ou seja, não é necessário nenhum software sofisticado para uso desta técnica que simplifica bastante o entendimento da sequência das atividades. O gráfico de Gantt recebeu o nome do seu criador, o engenheiro de produção
Henry L. Gantt, que o desenvolveu por volta dos anos 1900, com a finalidade de controlar atividades e suas sequências no ambiente produtivo.
Em situações mais