Diagrama de fluxo de dados
Aluno: André Luiz de S. G. Machado - SI V
O diagrama de fluxo de dados e a ferramenta mais utilizada em modelagem de sistemas principalmente em sistemas operativos onde as funções do sistema de seja de mais importância e complexa do que os dados manipulados.
Os componentes de um DFD * Ele não precisa de explicação apenas observando é possível compreende-lo, e isso facilita para entende-lo não apenas o analista de sistemas mas também o usuário. * O diagrama acomoda-se facilmente em uma pagina facilitando para a pessoa que está lendo não se perder
O processo
O processo é uma parte do sistema que transforma as entradas em uma saída o processo no DFD é representado por um circulo.
Calcular imposto sobre vendas
Calcular imposto sobre vendas
O processo tem uma sentença simples no qual descreve o a função que ele exerce no sistema.
O fluxo
O fluxo é representado graficamente por uma seta é utilizado para mostrar o movimento dos fragmentos ou pacotes de informação de um ponto ao outro. Os fluxos também representam dados, bits, caracteres, números, mensagens entre outros.
Os fluxos indicam a posição que a informação está se movimentando, em alguns casos uma função pode apenas receber ou enviar alguma informação neste caso utiliza-se a seta com apenas um indicador , porem há casos em que uma função pode enviar e receber, então pode-se utilizar a seta com duas ponteiras.
O deposito
O depósito é utilizado para se modelar uma colocação de pacotes de dados em repouso, o deposito pode ser facilmente confundido com o banco de dados, porem este é um erro comum.
Os fluxos interligados ao deposito só podem transportar pacotes de informação que o deposito pode aceitar. Deste modo os fluxos interligados só podem transportam informações relativas do que o deposito tenha.
O depósito é representado graficamente por duas linhas paralelas em horizontal.