Diagrama de fluxo de dados
Uma grande empresa adquiriu recentemente a companhia LCC (LIVROS DE COMPUTAÇÃO POR TELEFONE). Esta companhia tem atuado como fornecedora de livros, recebendo de bibliotecárias os pedidos de obras sobre computadores, fazendo a encomenda às editoras, com desconto, e atendendo ao pedido no ato do recebimento dos livros da editora. As faturas são produzidas por um computador de bureau de serviços por meio de formulários preenchidos pela LCC; Atualmente o volume atinge a 100 faturas por dia, cada uma com quatro títulos de livro em média, em um valor de 5.00,00 reais por fatura.
A nova gerência pretende expandir a operação consideralvemente, melhorando o nível de serviço através da estocagem dos 100 livros mais freqüentemente requisitados e possibilitando que outros profissionais (não somente bibliotecárias) possam encomendar diariamente, por TELEFONE, de qualquer ponto do país, por meio de um número livre de cobrança (equivalente a uma chamada a cobrar) e ainda mantendo o sistema atual de pedidos por reembolso postal.
É claro que isso trará problemas na verificação der crédito e criará a necessidade de um sistema de controle de estoque que permita às pessoas, que recebem os pedidos por telefone, um acesso rápido a catálogos de livros para verificarem autores e títulos, sendo capazes de informar aos que telefonam os livros disponíveis em qualquer assunto.
O volume de transações no novo sistema dependerá, naturalmente, da aceitação deste novo método de encomenda, mas a LCC projeta aumentar as faturas para 40.000 por dia, ou mais, embora com uma média inferior de livros por fatura (pois as bibliotecárias tendem a pedir mais livros de uma só vez do que outros