Diagrama De Fazes
Escola tecnica de mecânica
CURSO DE materiais mecânicos
allan mello jonathan domingues sprada jEovane da rocha
resfriamento liga hipo eutética liga eutética liga hipereutética liga hipo eutetóide liga eutetóide liga hiper eutetóide diagrama ttt aço carbono eutetóide liga aço carbono eutetóide
curitiba
2014
LIGAS
Eutética
Liga Hipoeutética
Hipereutética.
São os caracterizados pela reação eutética a, decomposição isotérmica de uma fase líquida em duas sólidas durante a solidificação e reação inversa na fusão.
O diagrama eutético para o sistema chumbo-estanho, onde a solubilidade no estado sólido é restrita. Os pontos A e B representam os pontos de fusão dos componentes da liga. A adição de chumbo no estanho faz com que o ponto de fusão diminua. O ponto eutético é exatamente o ponto de parada entre as linhas líquidus. A liga correspondente à composição na qual as duas linhas se impedem é a liga eutética, e a temperatura é a temperatura eutética. A liga eutética é a de menor ponto de fusão de todas as composições possíveis. Esta é formada pelas fases A e B solidificadas simultaneamente na forma de uma mistura eutética. Nas fases a e b os dois metais estão completamente solúveis um no outro nas proporções indicadas para as diversas temperaturas.
Análise térmica
Resfriamento de uma liga eutética
Resfriamento de uma liga hipoeutética.
São os caracterizados pela reação eutética, a decomposição isotérmica de uma fase líquida em duas sólidas durante a solidificação e reação inversa na fusão.
Ligas hipereutéticas.
Para liga hipereutética, pegamos um exemplo de ferro fundido (cinzento).
Solidificação: A solidificação do ferro fundido cinzento ocorre pelas reações: Eutético estável (TEE) solidifica a partir do L→g + Grafita, possui grande resfriamento e a grafita tem dificuldade para nuclear. Eutético metaestável (TEM) solidifica a