RESENHA Cadeia De Supri
Análise comparativa e avaliação de prioridades de competição em três cadeias de suprimento do setor petroquímico
O presente artigo analisa comparativamente e avalia de forma qualitativa as prioridades de competição em três cadeias petroquímicas, com o objetivo de retratar o verdadeiro cenário para as diferentes cadeias, buscando uma visão dos pontos onde cada cadeia deve se ater.
Primeiramente o artigo faz uma revisão bibliográfica afim de conceituar as teorias envolvidas na análise, tendo como principal abordagem uma visão das questões estratégicas envolvidas na competição em Supply Chain, deixando claro sua importância e principalmente, chamando atenção ao fato de uma decisão dentro de uma cadeia deve estar alinhada a estratégia global da rede.
Em seguida o presente artigo aborda as questões das prioridades de desempenho nas cadeias estudadas (SC A, SC B e SC C) as quais são: qualidade, entrega, flexibilidade, custo, inovação e tecnologia, comunicação e segurança.
A SC A, fornece insumos químicos de alto valor, alta diversidade, baixo volume tendo como cliente final a indústria coureiro-calçadista e tem como fornecedor a indústria petroquímica, que em sua origem tem como fornecedor a nafta, a cadeia também recebe outros insumos porém em menor proporção.
A SC B, fornece insumos químicos de baixo valor, média diversidade e médio volume a indústria de moda e tendências, tendo o mesmo fornecedor de matéria prima da SC A e recebe insumos locais.
A SC C, fornece resinas termoplásticas para indústria de base, como automotiva, calçadista, eletroeletrônica e plásticos, a empresa opera com médio valor, baixa densidade e alto volume. Quanto a matéria prima a SC C tem como matéria prima básica a nafta fornecedores de embalagens e serviços de entrega.