Diagrama de fases
- Fornece informações sobre a microestrutura em função da temperatura e composição das fases.
- Permite a visualização das fases.
- Fornecem informações valiosas sobre os fenômenos da fusão, fundição, cristalização entre outros.
-Uma vez que as propriedades mecânicas dependem da microestrutura de um material, o estudo do diagrama de fases torna-se fundamental.
- São chamados também de diagramas de equilíbrio ou diagramas constitucionais.
- Os diagramas de fase podem representar sistemas de: Solubilidade Total (Isomorfo), Solubilidade Parcial e Insolubilidade.
Interpretação dos Diagramas de Fases:
- As fases de equilíbrio são aquelas em que suas propriedades não se alteram com o tempo e geralmente são representadas no diagrama por letras gregas.
- Por questões didáticas o diagrama usado acima para a explicação é um diagrama isomorfo binário do sistema cobre-níquel, pois é o diagrama binário mais fácil de ser compreendido.
OBS 1: Binário = Duas Fases; Sistema Isomorfo = Solubilidade completa dos componentes nos estados sólido e líquido.
OBS 2: As fases do diagrama acima encontram-se em equilíbrio.
- A temperatura é representada no eixo das ordenadas e a composição em porcentagem de peso, é representada no eixo das abcissas.
- A composição varia entre 0%p Ni (100%p Cu) na extremidade horizontal esquerda e 100%p Ni (0%p Cu) na extremidade direita.
- Três regiões diferentes aparecem no diagrama: região sólida (α), região líquida (L) e uma região bifásica α + L. As curvas que separam as fases são chamadas de curvas de fronteiras. A curva que separa as regiões das fases L e α + L é chamada de curva líquidus. Por sua vez a curva sólidus está localizada entre as regiões α e α + L.
Determinação da Composição das Fases:
- Para se determinar a composição química das fases (em termo de concentrações dos componentes) é necessário primeiro localizar o ponto temperatura x composição, pedido no diagrama de fases onde determinada