Diagrama de fases
Definições e Conceitos:
Componente: metais puros e/ou compostos que compõem a liga;
Sistema: 1 - refere-se a um corpo específico de material sob consideração;
2 - série de possíveis ligas que consistem nos mesmos componentes, porém independente da composição da liga.
Solução Sólida: formada por pelo menos 2 átomos diferentes. Os átomos do soluto ocupam posições substitucionalmente ou intersticialmente na rede cristalina do solvente, que mantém sua estrutura cristalina.
A presença de impurezas substitucionais gera uma mistura entre os átomos das impurezas e os do material, gerando uma solução sólida.
Limite de Solubilidade: concentração máxima de átomos de soluto que pode se dissolver no solvente para formar uma solução sólida. Quando o limite de solubilidade é ultrapassado, forma-se uma segunda fase com composição distinta. O limite de solubilidade depende da temperatura (em geral, cresce com a temperatura).
Fases: porção homogênea de um sistema que tem características físicas e químicas uniformes. Todo material puro ou solução sólida é considerada uma fase. Uma fase é identificada pela composição química e microestrutura. A interação de duas ou mais fases em um material permite a obtenção de propriedades diferentes. É possível alterar as propriedades do material modificando a forma e a distribuição das fases.
Fronteiras de Fases: interface entre diferentes fases. Cruzando esta fronteira as propriedades físicas e/ou químicas variam repentinamente;
Sistema Homogêneo: contém uma única fase;
Sistema Heterogêneo: contém mais de uma fase;
Energia Livre: função da energia interna de um sistema e da aleatoriedade dos seus átomos e moléculas:
G = H - TS
Onde: H = entalpia (energia interna), S = entropia (aleatoriedade)
Equilíbrio: um sistema está em equilíbrio quando a energia livre alcance o menor valor possível sob condições combinadas de temperatura, pressão e composição. As características do sistema não mudam com o tempo, sendo